São Paulo, junho de 2024
Do turismo ao lazer: Parque Estadual da Cantareira encanta visitantes e torna-se refúgio natural na cidade de São Paulo
Com sua atmosfera acolhedora e paisagens deslumbrantes, o Parque Estadual da Cantareira, gerido pela Urbia, convida os visitantes a se conectarem com a natureza, oferecendo diversas atividades de ecoturismo, além de um verdadeiro respiro de ar puro e limpo no refúgio da movimentada cidade de São Paulo.
Conhecida e já famosa, a Caminhada Noturna é uma dessas atividades que promove a consciência ambiental, por meio de uma trilha guiada até a Pedra Grande. Os visitantes desfrutam de uma experiência imersiva e única na Mata Atlântica, apreciando flora e fauna de uma maneira diferente, à noite. Acompanhado pela equipe de biólogos do Parque, o grupo que aceita o desafio da trilha não somente é recompensado pelos segredos notívagos da mata, mas, também, com a vista panorâmica em um dos mirantes naturais mais belos da capital paulista, ao chegar no ponto mais alto da trilha, aos 1.010 metros de altitude.
O percurso apresenta um nível de dificuldade moderado, cobrindo uma distância total de sete quilômetros, contabilizando ida e volta. Ao participar dessa jornada, os visitantes não apenas têm a oportunidade de contemplar a beleza natural da região, mas também aprendem sobre a importância da preservação dos ecossistemas locais.
A 18ª edição da Caminhada Noturna é realizada no próximo dia 29 de junho, a partir das 18h.
Ecoturismo na Cantareira
Apresentar a riqueza natural da região aos turistas e aos moradores de São Paulo é uma das missões da Urbia na gestão do Parque Estadual da Cantareira. Além da trilha que leva os visitantes à Pedra Grande, o Parque também oferece uma variedade de outros caminhos abertos em meio à mata, para quem quer desbravar o local de maneira consciente. Uma das opções de caminhada é aquela que leva o turista ao Engordador. Aberta ao público em 1992, esta área de visitação é repleta de atrativos históricos e naturais, que levam o visitante a conhecer um antigo sistema de abastecimento de água da cidade de São Paulo, com uma caldeira e duas bombas, uma a vapor de origem inglesa e a outra a diesel de origem alemã.
Mais que contemplar a beleza quase intocada dos ambientes, ainda é possível aproveitar no Parque algo considerado único na capital: um banho de cachoeira. Tudo sob o olhar atento da conservação e dos cuidados ambientais, para que o local siga como casa de tantos animais e um refúgio tranquilo e preservado para a população, que proporciona não apenas uma experiência educativa, mas também momentos de bem-estar e lazer.
Sobre a Urbia
Criada em 2019, a Urbia Parques é uma concessionária de gestão de parques urbanos e naturais, com o propósito de contribuir com o desenvolvimento humano e proporcionar lazer, entretenimento e cultura juntos à natureza. Na cidade de São Paulo, os contemplados são os parques: Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado. A Urbia atua ainda nos parques Horto Florestal e Parque Estadual da Cantareira, na região metropolitana de São Paulo e no Sul do Brasil com o Parque Nacional Aparados da Serra e da Serra Geral. Além disso, a concessionária também foi vencedora da licitação do Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor com mais diversidade, inclusão e cidadania.
Outras notícias
Ver TudoUrbia celebra cinco anos de dedicação aos parques naturais e urbanos do Brasil
Leia Mais
Inscrições abertas para a Escola de Música do Parque Ibirapuera: EMPI oferece vagas gratuitas para jovens com idades entre 10 e 12 anos
Leia Mais
Em clima de Natal, Planetário realiza sessão ao vivo sobre a Estrela de Belém
Leia Mais
Controle sua privacidade
Nosso site usa cookies para melhorar a navegação,
Política de Privacidade - Termos de Uso