São Paulo, novembro de 2023

Programação semanal do Ibirapuera conta com Música no Parque e festival Boogie Week e Parque Estadual da Cantareira realizará a 11ª edição da Caminhada Noturna


A Urbia, empresa gestora de Parques Urbanos e Naturais, acaba de anunciar a agenda de eventos semanal do Ibirapuera e dos Parques da Zona Norte de São Paulo. Nesta semana, o Parque Ibirapuera contará com apresentação do Música no Parque, o festival de cultura preta Boogie Week, Breaking Ibira realizado pelo MAM, e o Festival Criativo no Pavilhão das Culturas, sessões no Planetário, a exposição Blow Up e a 35ª Bienal de São Paulo.

Já no Parque Estadual da Cantareira, haverá a 11ª edição da Caminhada Noturna, um dos passeios favoritos dos visitantes do espaço. O trajeto é feito pela trilha interpretativa da Pedra Grande e, ao final, os participantes poderão apreciar uma vista panorâmica da capital paulista diretamente de um mirante natural com aproximadamente 1.010 m de altitude.

Confira abaixo todos os detalhes da programação:

PROGRAMAÇÃO DO PARQUE IBIRAPUERA:

Com funcionamento diário, das 5h às 0h, o Parque Ibirapuera conta com entrada gratuita e está localizado na Av. Pedro Álvares Cabral, s/n°, Vila Mariana, São Paulo, SP.

Música no Parque - ‘Festa na Arena’: Banda dos Curumins e a Big Band Salada Mista

Neste sábado (25), às 11h30, na Arena da Marquise do Parque Ibirapuera, o projeto Música no Parque realizará a ‘Festa na Arena’, com a Banda dos Curumins e a Big Band Salada Mista. A Banda dos Curumins reúne 16 jovens músicos com vasta experiência musical, que foram premiados como Profissionais da Música (PPM), na categoria Melhor Projeto Educativo, em 2021, além de terem sido muito aplaudidos no Festival de Jazz de Lugano, na Suíça, e na Villa Arconati, na Itália. Já a Big Band Salada Mista é constituída por músicos da Fundação das Artes de São Caetano do Sul e apresentará um repertório constituído por clássicos do jazz e da música popular brasileira.

Estação Biodiversidade: Culinária Afro-Brasil

No sábado (25) e domingo (26), o Parque Ibirapuera contará com a Estação Biodiversidade: Culinária Afro-Brasil. Em celebração ao Mês da Consciência Negra, será oferecido um bate-papo, jogos e brincadeiras a partir das plantas alimentícias não convencionais e alguns exemplos da culinária bem conhecidos que são consumidos no dia a dia dos brasileiros que tiveram contribuições africanas. Durante a atividade, as educadoras vão mostrar uma parte dessa herança africana e como ela se relaciona com o mundo biodiverso. O evento é gratuito, não precisa de inscrição prévia e será realizado na Serraria, próximo ao Portão 7 do Parque.

Planetário iluminado para o Novembro Azul

Em celebração ao Novembro Azul, período de conscientização e prevenção do câncer de próstata, o Planetário Ibirapuera ganha uma iluminação especial na cor azul, que representa o mês. A ação permanece ativa até o dia 30 de novembro, com funcionamento diário das 19h às 00h, horário de fechamento do Parque.

As luzes estão dispostas na cúpula do prédio, que mede cerca de 18 metros de diâmetro e 9 metros de altura. A iluminação especial, além de chamar a atenção para a campanha de prevenção ao câncer de próstata, ressalta a beleza da arquitetura do prédio e é uma excelente oportunidade para os visitantes registrarem imagens com o celular e enviarem mensagens para seus familiares e amigos lembrando sobre essa campanha mundial.

Planetário Ibirapuera

Todas as quartas-feiras, a programação do Planetário Ibirapuera traz uma ‘Observação Solar’, às 15h, gratuita com a utilização de telescópios, entre eles a presença de um modelo solar. O atrativo acontece na Rosa dos Ventos e os visitantes são recebidos por ordem de chegada. Vale ressaltar que caso as condições meteorológicas não estejam favoráveis, a observação pode ser cancelada.

O espetáculo ‘Show de Luna’ voltado para a criançada e toda a família será exibido no sábado (25), às 13h, e no domingo (26), às 11h e às 13h. Durante 40 minutos, o evento traz várias histórias de Luna, uma garota que ama ciências e usa a imaginação para descobrir respostas do universo, juntamente com seu irmãozinho Júpiter e seu furão de estimação, Cláudio.

No sábado (25), às 15h e às 19h, e no domingo (26), às 15h, ocorre a sessão do espetáculo ‘Olhar o Céu de São Paulo Outra Vez’, que busca destacar o céu da cidade, que não tem sido visível devido à poluição luminosa e ao crescimento urbano. O público terá a oportunidade de conhecer o icônico Planetário, o primeiro construído no Brasil em 1957. A duração da sessão é de 40 minutos.

‘Planetas do Universo’ é uma atração exibida no sábado (25), às 17h. O espetáculo faz uma reflexão sobre as descobertas que mexem com a humanidade e que trazem à tona questões profundas dos seres humanos: será que estamos sozinhos no universo?

As entradas para os espetáculos custam a partir de R$15. Os ingressos para o Planetário Ibirapuera podem ser adquiridos no site do Planetário Urbia Pass ou presencialmente na bilheteria. Optando por comprar na bilheteria, o usuário fica sujeito ao número de ingressos disponíveis no momento da aquisição. O local abre sempre uma hora antes do início da primeira sessão do dia e fecha no início da última sessão. É importante programar o passeio e chegar ao local com antecedência, pois não é permitida a entrada após o início da apresentação. A programação está sujeita a alterações sem prévios avisos.

O acesso mais próximo ao Planetário se dá pelo Portão 10 para os pedestres. Para quem estiver de carro, a entrada é pelo Portão 3, situado na Av. Pedro Álvares Cabral, s/n°, no bairro Vila Mariana, em São Paulo.

‘Festival Criativo’ no Pavilhão das Culturas Brasileiras

Neste sábado (25), das 11h às 19h, e no domingo (26), das 10h às 18h, o Pavilhão das Culturas Brasileiras segue com a segunda edição do ‘Festival Criativo’, que une três feiras para um grande evento no Parque Ibirapuera. Com entrada gratuita, o evento reunirá 150 expositores de marcas autorais dos mais diversos segmentos como: moda, artes, infantil, jardinagem, decoração e autocuidado. Além disso, a opção de passeio se completa com uma área gastronômica e programação cultural nos dois dias que inclui oficinas manuais gratuitas, live painting e pocket shows.

Boogie Week

Neste sábado (25), na Arena de Eventos do Parque Ibirapuera, acontecerá a terceira edição da Boogie Week, festival de cultura preta que reunirá arte, moda, entretenimento, música, homenagens e muito mais. Na programação, o evento contará com atrações musicais como Mc Carol, Linn da Quebrada, Pixote, BK', Tz da Coronel, Duquesa, Yunk Vino, th4ys, Danzo, a bateria do Vai-Vai, Festa Punga!, DJ Cia, Lys Ventura, Mc Luanna, Bebé e Ilú Obá De Min. O festival também terá a presença do cantor americano de R&B e Soul, October London, que fará sua primeira apresentação no Brasil, com produção executiva e participação de Mano Brown. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site da Sympla.

‘Blow Up: Um Sopro de Diversão’, na Oca do Parque Ibirapuera

A Oca, do Parque Ibirapuera, segue com a exposição ‘Blow Up’, que ocupa quatro andares do espaço e conta com mais de 500 instalações de arte inflável. A atividade é completamente imersiva, na qual o público passa por estruturas infláveis enormes e projeções criativas em um espaço multissensorial. Livre para todas as idades, a exposição funcionará até o dia 11 de fevereiro de 2024, de terça a sexta-feira, das 11h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 21h. Para adquirir os ingressos, basta acessar o site do evento. O acesso mais próximo à Oca se dá pelo Portão 2 do Ibirapuera. Para quem vai de carro, o estacionamento fica localizado no Portão 3.

35 ª Bienal de São Paulo, no Pavilhão da Bienal

O Pavilhão do Parque Ibirapuera segue com a 35ª edição da Bienal de São Paulo. Com o tema ‘Coreografias do Impossível’ e curadoria coletiva de Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel, a exposição conta com a participação de artistas de diversos lugares do mundo e cerca de 1,1 mil obras de diferentes linguagens. Todos os públicos são bem-vindos à 35ª edição do evento, incluindo o infantil, e a Bienal contou com apoio de uma consultoria de acessibilidade. A Bienal vai até o dia 10 de dezembro, das 10h às 19h, às terças, quartas, sextas e domingos e às quintas e aos sábados, das 10h às 21h. A entrada é gratuita e deve ser feita pelo Portão 3 do Parque Ibirapuera.

Museu de Arte Moderna

Neste sábado (25), às 14h, o Família MAM receberá a apresentação ‘Dikeledi e as Voltas que o Mundo Dá’, com o Núcleo Histórias de Comadres. O Núcleo encontrou nos instrumentos musicais presentes no universo da Capoeira Angola a inspiração para criar narrativas e imagens. Dikeledi é uma princesa que nasceu para trazer a paz entre os povos da África. Ela cresce aprendendo com seu avô as lições sobre as voltas que o mundo dá e, ao morrer, tem seu corpo “encantado” num instrumento nunca visto, o berimbau. A atividade é livre para todos os públicos.

No domingo (26), às 12h, o MAM realizará o ‘Breaking Ibira: Cyphers, pocket show, workshop e exposição fotográfica’, evento criado por b.boys e b.girls que tem por objetivo se encontrar para celebrar a cultura hip hop. Nesta edição, teremos a participação especial da artista Cayarí realizando um pocket show, desfile das marcas Power Caps e Shinobi, um workshop de fotografia com Sarará, a exposição fotográfica Breaking e suas expressões, além do som que será comandado pelo Dj para os dançarinos realizarem suas coreografias. A atividade é livre e aberta ao público.

O MAM Educativo fica no Parque Ibirapuera, entrada pelos portões 2 e 3 (Av. Pedro Álvares Cabral, s/n° - Vila Mariana, São Paulo). Vale ressaltar que o funcionamento é de terça a domingo, das 10h às 18h. Já o MAM está aberto de terça-feira a domingo, das 10h às 18h (entrada até 17h30). Aos domingos, a entrada é gratuita, mas o visitante pode escolher se prefere entrar gratuitamente ou se deseja colaborar com algum valor. Os ingressos podem ser adquiridos por agendamento via site do MAM.

Museu Afro Brasil

Nesta semana, o Museu Afro Brasil receberá parte da programação do Boogie Week, festival de cultura preta que reunirá arte, moda, entretenimento, música, homenagens e muito mais. Na quarta-feira (22), às 15h, haverá o encontro ‘50 anos de caminhada - Hip Hop como expressão política e social’, com Nelson Triunfo, Soberana Ziza, Edi Rock e Cris SNJ, além de mediação de Stella Yeshua. Representantes dos diferentes elementos desta manifestação global se reúnem para compartilhar vivências, relembrar momentos históricos e reconhecer as influências do que, para além de um estilo musical, significa uma profunda expressão de identidade política e social, presente em todas as comunidades periféricas do mundo.

Na quinta-feira (23), às 15h, o MAB realizará o debate ‘Conexão humana e tecnologia - negócios da música para além do business’. Em um mundo em que novas formas de consumir e fazer música crescem de maneira exponencial, Kaire Jorge, sócio da Boogie Naipe e diretor da Labbel Records, convida o artista Rincon Sapiência, Stephanie Aguiar e Silas Martins da ONErpm para debater sobre o quê preservar na construção de uma carreira musical sustentável e como a tecnologia pode ajudar a alcançar públicos diversos com abordagens inovadoras.

Ambas as atividades serão realizadas no Teatro Ruth de Souza, do Museu Afro Brasil, e as entradas podem ser retiradas gratuitamente aqui pelo Sympla, mediante a doação de 1 quilo de alimento não perecível, exceto sal e açúcar, a ser entregue na entrada do evento.

O Museu também segue em cartaz com as exposições ‘Mãos: 35 Anos da Mão Afro-Brasileira’; Sergio Lucena - Na Matriz do Tempo, a raiz da cor; Xilogravura - Emanoel Araujo; Tributo a Emanoel Araujo; Bará e Artistas Contemporâneos do Benim.

O espaço funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 18h (entrada até 17h). O espaço tem entrada gratuita às quartas-feiras e, nos demais dias, os ingressos variam entre R$15 (inteira) e R$7,50 (meia-entrada). Para compra de ingressos, basta acessar o site do Museu Afro Brasil.

Pavilhão Japonês

O Pavilhão Japonês é o local ideal para quem deseja aprender mais sobre a cultura japonesa. O edifício, que foi construído por meio de uma parceria entre o governo japonês e a comunidade nipo-brasileira, conta com um salão nobre e diversas salas anexas, um jardim repleto de plantas e árvores ornamentais, além de um lindo lago de carpas. Em seu Salão de Exposição é possível conferir peças, doadas pelo Japão, que retratam as belezas daquele país.

Para quem deseja saborear algumas das delícias da culinária japonesa, o Pavilhão dispõe de uma cafeteria estilo take away, o Na Na Ya, que serve opções variadas de pratos doces e salgados. O espaço tem ainda uma loja de souvenir, com temática japonesa, da Matsu Store. O horário de funcionamento do Pavilhão é de quinta-feira a domingo, e aos feriados, das 10h às 17h. A entrada é gratuita às quintas-feiras. O valor do ingresso para adultos custa R$ 15. Estudante com carteirinha, idosos a partir de 60 anos e crianças, de 5 a 12 anos de idade, pagam meia-entrada, cujo valor é de R$ 7. Crianças com menos de 4 anos não pagam.

Arena Centauro

Aos sábados e domingos, entre 10h e 17h, a Arena Centauro realiza aulas de Yoga, Fitdance e Alongamento, gratuitamente. Para participar, é necessário realizar o cadastro no site da Arena, acessar o menu para selecionar a Agenda do Dia e escolher a aula que deseja participar. É importante que os participantes fiquem atentos à programação divulgada no Instagram @arenacentauro e ou no site, pois as vagas são limitadas.

Localizada nas proximidades dos portões 3, 4 e 5 do Parque Ibirapuera, a Arena Centauro é um espaço de fomento à prática de atividades físicas, se tornando um ponto de encontro para celebração do esporte. O empreendimento faz parte do acordo de patrocínio anunciado pelo Grupo SBF, ecossistema do esporte do qual a Centauro faz parte, em parceria com a Urbia, empresa responsável pela gestão do Ibirapuera.

O edifício, que ocupa uma área de mais de 1.000 m², oferece ainda em seu subsolo serviços de empréstimos de equipamentos como bolas de diversos esportes, raquetes de beach tennis, tapetes de ioga, entre outros. No local, também são oferecidos serviços de pequenos reparos em bicicletas, patins e skates.

Ibira Circular

O Ibira Circular é um serviço de transporte que passa pelos principais atrativos do Parque Ibirapuera e garante ainda mais conforto aos frequentadores, durante o período de permanência no local. O funcionamento é diário, das 8h30 às 17h, e o carrinho tem como ponto de partida os Portões 3 e 4 do Parque, contando com as seguintes paradas: Bienal, Museu de Arte Moderna (MAM), Oca, Auditório Ibirapuera, Portão 10, Museu Afro Brasil (MAB), Restaurante Sabiá no Parque, Planetário Ibirapuera, Centro de Visitantes e Pavilhão Japonês. Com valor de R$15, o pagamento da passagem deve ser realizado diretamente com o motorista do carrinho nos sistemas de cartões de débito ou crédito, Pix ou em dinheiro.

Ibirabike

O Parque Ibirapuera oferece locação de bicicleta e triciclo infantil e adulto, além de handbikes (bicicletas acessíveis às pessoas com deficiência) pelo valor de R$ 15 a primeira hora e R$ 7,50 a cada 30 minutos adicionais. Já o triciclo família está disponível pelo valor de R$ 35, a primeira hora, e R$ 17,50, a cada 30 minutos adicionais. Para incluir cadeirinhas frontais, ou traseiras, para crianças e pets, é cobrado o custo adicional de R$ 20, na primeira hora, e R$ 10, a cada 30 minutos adicionais. A locação pode ser feita nos portões 4, 6, 9 e 10, das 8h às 18h, com a devolução até às 19h.

Visita Guiada - Ibiratour

O Ibiratour, circuito guiado realizado com apoio de carrinhos elétricos, funciona diariamente, a partir das 9h, com a última saída às 17h. Com duração de 45 minutos, os carrinhos têm capacidade para transportar até quatro pessoas, por vez, em um circuito sem pausas ou descidas durante o trajeto. O passeio custa R$30 por pessoa e os visitantes conhecem mais sobre a história e curiosidades do Parque Ibirapuera. O ponto de embarque e desembarque fica localizado no Portão 4.

Centro de Visitantes

Para obter informações sobre a programação cultural do Ibirapuera, bem como as atividades esportivas e de lazer, basta comparecer ao Centro de Visitantes. Com horário de funcionamento das 8h às 18h, o espaço fica localizado no térreo da Escola Municipal de Astrofísica (EMA), no salão de exposições temporárias. O local conta com um time de monitores que auxiliam e orientam os visitantes sobre os principais pontos de visitação do parque.

Alimentação

Vendedores autônomos de bebidas, água de coco, alimentos e brinquedos: atendimento das 5h às 23h.

Lanchonete: Madureira Sucos está aberto diariamente, das 7h às 20h.

Quiosques: Nutty Bavarian, de segunda a sábado, das 7h30 às 20h, e aos domingos, das 8h30 às 19h20; Vicino Al Cuore, aberto aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 20h; Sorvetes Rochinha, diariamente, das 9h às 20h; Oakberry, segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h, e sábado e domingo, das 8h30 às 19h20; Bacio di Latte, diariamente, das 9h às 20h; Beiju Churros, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h, além de sábado e domingo, das 8h30 às 19h20; Mãe Terra, funciona diariamente, das 9h às 20h.

Pipoca no Parque: com opções de pipocas doces e salgadas, funcionam diariamente, das 9h às 20h, em diversos pontos do Parque, como perto do Pavilhão das Culturas Brasileiras e em frente ao Planetário Ibirapuera.

Restaurantes: o Restaurante Selvagem funciona no horário do almoço de terça a sexta-feira, das 12h às 16h, e sábado e domingo das 12h às 17h. O Selvagem também abre para jantar de terça a sexta-feira, das 19h às 23h; sábado e domingo, das 19h30 às 23h30. Já o Prêt MAM (Restaurante) funciona de terça a domingo, das 10h às 18h, e aos sábados, domingo e feriados, das 12h30 às 17h. Por fim, o Restaurante Sabiá no Parque opera todos os dias das 7h às 22h.

Cafés: PÃO (Padaria Artesanal Orgânica), na Bienal, funciona diariamente, das 8h às 19h, e Prêt MAM (Café) atende todos os dias, das 10h às 16h.

Outros serviços

Quadras Poliesportivas: funcionam todos os dias, das 5h à 0h. O Parque conta com quadras para diferentes modalidades, entre elas: futebol society, duas voltadas ao basquete e duas quadras livres para prática de esportes de areia - futevôlei, beach tênis e vôlei.

Pista de Skate: funciona todos os dias, das 5h às 23h.

Vale ressaltar que todos os equipamentos são gratuitos e abertos ao público em geral. As quadras funcionam de acordo com o horário de abertura e fechamento do parque e não é necessário reservar. A utilização é feita por ordem de chegada.

Estacionamento: Portão 7 funciona diariamente, das 5h às 20h, com saída de veículos até às 23h. Já o Portão 3 opera das 5h às 22h. De segunda a sexta-feira, a taxa é de R$16 e vale para as primeiras três horas de permanência, com um acréscimo de R$3 a cada duas horas a mais. Vale ressaltar que o acesso segue gratuito nos primeiros 20 minutos de acesso. Aos finais de semana, o estacionamento permanece com tarifa fixa de R$20.

Posto de Atendimento em Primeiros Socorros: atendimento diário, das 5h à 0h. Localizado próximo ao Portão 5.

Achados e Perdidos: funciona diariamente, das 8h às 18h, dentro do Centro de Visitantes.

Banheiros: 1 e 2 abrem das 5h às 18h. Os banheiros 3, 4 e 8 funcionam das 5h à 0h. Já os banheiros 5, 6, 7, que possuem fraldários, abrem das 5h à 0h.

Para mais informações acesse as redes sociais do Parque Ibirapuera. Instagram: @ibirapueraoficial. Facebook: Parque Ibirapuera.

PROGRAMAÇÃO DO PARQUE HORTO FLORESTAL:

Com entrada gratuita e funcionamento diário, das 5h30 às 18h, o Parque Estadual Alberto Löfgren - Horto Florestal conta com diversos eventos que compõem sua agenda de lazer. O Parque Horto Florestal fica localizado na Rua do Horto, 931. Para quem vai de carro e deseja estacionar no local, basta se direcionar para a Avenida José da Rocha Viana, 62.

Café da manhã no Palácio de Verão

A Urbia, em parceria com O Velhão, tradicional restaurante da região localizado na Serra da Cantareira, oferece aos visitantes o café da manhã no Palácio de Verão. Disponível aos finais de semana, das 8h às 13h, os visitantes poderão saborear um café da manhã colonial com diversas opções que incluem bebidas, pães variados, bolos, dentre outros. O buffet é servido à vontade e o valor é de R$59,90 por pessoa.

Parque Família

Para garantir a diversão da criançada, o Parque Horto Florestal ainda conta com o Parque Família, espaço repleto de brinquedos infláveis e diversas opções de lazer para os pequenos. Dentre as opções de brinquedos temos: Tobogã, Cama Elástica, Jump, Xícara, Carrossel de Carrinhos, Saloon, Chapéu Mexicano, Minhoca e Kidplay. O espaço funciona diariamente, das 10h às 17h, e os ingressos podem ser adquiridos no ponto de venda do local pelos seguintes valores: R$8 o ticket para um brinquedo, R$50 por oito tickets e R$80 pelo passaporte diário para uma criança brincar à vontade.

Em caso de condições climáticas desfavoráveis, as atrações do Parque Família podem sofrer alterações nos horários de funcionamento sem aviso prévio.

Museu Florestal Octávio Vecchi

Com funcionamento de quinta-feira a domingo, das 9h às 17h, o Museu Florestal Octávio Vecchi, idealizado por Octávio Vecchi e inaugurado em 1931, reúne parte da história da preservação ambiental do Estado de São Paulo. O prédio é composto por um acervo de madeiras dos mais diversos tipos: entalhadas, sementes, peças de xilografia, aquarelas, entre outras. Além disso, o local abriga um grande painel a óleo que ilustra a história de São Paulo, de autoria de Helios Seelinger; uma pintura mural de espécies nativas, realizada por Antonio Paim Vieira; vitrais executados pela Casa Conrado; e outras obras expostas.

As visitas são todas mediadas e as sessões são realizadas de hora em hora. Os ingressos custam R$ 15 (inteira) ou R$ 7,50 (meia) e podem ser adquiridos pelo UrbiaPass ou no Centro de Visitantes localizado no próprio Parque. Vale ressaltar que todas as sextas-feiras a entrada é gratuita e o ingresso deverá ser retirado no Centro de Visitantes do Parque, ao lado do campo.

Futebol no Horto

O Parque Horto Florestal ainda oferece a oportunidade de os visitantes disputarem uma "partida" em suas quadras. Todas são de uso público e o futebol pode ser praticado no horário de funcionamento do Parque, de segunda a sexta-feira. Importante lembrar que o acesso é gratuito e não tem necessidade de agendamento.

Aula de Dança no Horto

As aulas de dança no Horto Florestal são uma ótima opção para quem busca uma atividade física divertida e animada. Com músicas latinas e movimentos energéticos, a dança é uma atividade que trabalha o corpo todo, melhorando a coordenação motora, o condicionamento físico e o humor. As aulas são ministradas por instrutoras qualificadas e acontecem ao ar livre, em meio à natureza exuberante do Horto Florestal. Com passos simples e coreografias animadas, as aulas são indicadas para pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico. A dança é realizada na Tenda e é oferecida aos sábados, das 10h30 às 12h30, e domingos, das 10h às 12h. A participação é gratuita e não necessita reserva de ingresso.

Urbiabike

O Parque Horto Florestal conta com o Urbiabike, serviço de aluguel de bicicletas desenvolvido pela Urbia. O espaço oferece aos visitantes bicicletas de tamanho aro 26 e triciclos tamanho infantil ou família, que poderão ser alugados ao lado do Portão de entrada do Horto Florestal. O atendimento é realizado todos os dias, das 8h às 16h.

O valor de locação das bicicletas e dos triciclos infantis é de R$15,00 por hora e R$7,50 a cada 30 minutos adicionais. Já o aluguel dos triciclos tamanho família custa R$ 35,00 a hora e R$17,50 por mais 30 minutos. As locações podem ser realizadas pessoalmente nas estações, com opções de pagamento em dinheiro ou cartão de crédito e débito.

Serviço de alimentação

O Parque Horto Florestal também oferece serviço de alimentação aos visitantes com carrinhos e quiosques de comidas e bebidas, que inclui água de coco, churros, sorvete, salgados e pipoca. Os carrinhos estão localizados em diferentes pontos do Parque e funcionam diariamente, garantindo mais conforto aos frequentadores.

PROGRAMAÇÃO DO PARQUE ESTADUAL DA CANTAREIRA:

O Parque Estadual da Cantareira é dividido em três áreas de visitação nomeadas como Pedra Grande, Águas Claras e Engordador, e conta com diversas trilhas para quem gosta de se aventurar em meio à Mata Atlântica. Cada uma conta com um horário de funcionamento e tem endereços de entrada específicos. Para entrar no Parque é necessário realizar a compra do ingresso de R$50 (inteira) ou R$25 (meia) pelo site da UrbiaPass ou presencialmente.

11ª edição da Caminhada Noturna

Neste sábado (25), das 19h às 23h, será realizada a 11ª edição da Caminhada Noturna no Parque Estadual da Cantareira. O trajeto é feito pela trilha interpretativa da Pedra Grande e, ao final, os participantes poderão apreciar uma vista panorâmica da capital paulista diretamente de um mirante natural com aproximadamente 1.010 m de altitude.

O percurso da trilha conta com 7km, somando ida e volta, e a caminhada é mediada pelos educadores ambientais da Urbia. Durante o caminho, que tem dificuldade média, os participantes conhecerão mais sobre a fauna e flora do local e curiosidades da Mata Atlântica. Para garantir mais comodidade aos visitantes, o café da Pedra Grande estará em funcionamento no momento do passeio, comercializando snacks, salgados e bebidas.

O grupo deverá se encontrar no Centro de Visitantes do Horto Florestal, localizado no espaço da Estação Vida, para dar início ao trajeto. Além disso, para que não haja dispersão do grupo, é proibida a realização de caminhos alternativos ao roteiro definido pela Urbia. Vale destacar que menores de 18 anos podem participar apenas acompanhados de seus responsáveis.

Com o intuito de proporcionar segurança e conforto a todos os participantes, é obrigatória a utilização dos seguintes itens: calçados fechados, como tênis ou botas de caminhada; calça; agasalho; garrafa de água, lanterna de mão e capa de chuva. Caso haja mau tempo ou outras adversidades, a Urbia poderá interromper, adiar, alterar ou cancelar a caminhada.

O passeio conta com vagas limitadas e as inscrições podem ser realizadas pelo Urbia Pass.

Área de visitação ‘Pedra Grande’

Com funcionamento de quarta-feira a domingo e feriados, das 8h às 17h (entrada permitida até às 16h), esta área de visitação foi a primeira a ser aberta ao público, em 1989. Seu grande destaque é a Pedra Grande, um afloramento rochoso de granito, mirante natural com aproximadamente 1.010 m de altitude, que possibilita a vista panorâmica de grande parte da cidade de São Paulo. O visitante pode conhecer o núcleo através de trilhas em meio a mata, conhecendo a floresta de diferentes ângulos. O espaço conta com a Trilha da Pedra Grande, recém-inaugurada pela Urbia, a Trilha da Bica, a Trilha do Bugio e a Trilha das Figueiras. O endereço para a área de visitação fica na Rua do Horto, 931, Horto Florestal - São Paulo/SP.

Área de visitação ‘Águas Claras’

Aberta ao público em 2000, a área de visitação Águas Claras conta com diversos atrativos que levam a conhecer alguns dos recursos naturais de extrema importância para a Cantareira. O visitante pode se conectar com a Pedra Grande por meio de trilhas, tendo como seu principal atrativo o Lago das Carpas. O local conta com a Trilha das Águas, Trilha da Samambaiaçu e a Trilha da Suçuarana. Sua portaria abre aos finais de semana e feriados, das 8h às 17h, e está localizada na Av. Sen. José Ermírio Moraes, s/n - Sítio Barrocada, Mairiporã/SP. Nos demais dias o acesso pode ser realizado pela Pedra Grande.

Área de visitação ‘Engordador’

Aberto ao público em 1992, o Engordador está repleto de atrativos históricos e naturais que levam o visitante a uma viagem no tempo no que se refere ao abastecimento de água na cidade de São Paulo. Dois destes são: a Barragem do Engordador e a Casa da Bomba, datada de 1894, possuindo uma caldeira e duas bombas, uma a vapor de origem inglesa e a outra a diesel de origem alemã. Além disso, o núcleo também conta com trilhas para utilização dos visitantes, como a da Cachoeira, a do Macuco e a de Mountain Bike, para os ciclistas que gostam de aventuras em meio à floresta. O espaço funciona de quarta-feira a domingo e feriados, das 8h às 17h (entrada permitida até às 16h), e o endereço é Av. Cel. Sezefredo Fagundes, 19100 - Jardim Cachoeira, São Paulo.

Transporte para a Pedra Grande

O Parque Estadual da Cantareira também disponibiliza transporte interno com destino à Pedra Grande. O serviço é oferecido todos os dias de funcionamento do local, sendo de quarta-feira a domingo e feriados, das 9h às 16h.

Com embarque e desembarque a cada 30 minutos, no Portão 5 do Parque Horto Florestal, o ingresso do veículo custa R$10. A aquisição pode ser na bilheteria do local, situada no próprio Portão 5, ou pelo site Urbiapass. Crianças até três anos são isentas de pagamento.

Cafeteria na Pedra Grande

Além de toda beleza garantida pela sua vista exuberante, o mirante da Pedra Grande, localizado no Parque Estadual da Cantareira, conta com uma Cafeteria feita especialmente para os seus visitantes. O espaço dispõe de mesas internas e externas, onde os frequentadores podem apreciar a paisagem de beleza única do local. A Cafeteria funciona aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h.

Sobre a Urbia

Criada em 2019, a Urbia Parques é uma concessionária de gestão de parques urbanos e naturais, com o propósito de contribuir com o desenvolvimento humano e proporcionar lazer, entretenimento e cultura juntos à natureza. Na cidade de São Paulo, os contemplados são os parques: Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado. A Urbia atua ainda nos parques Horto Florestal e Parque Estadual da Cantareira, na região metropolitana de São Paulo e no Sul do Brasil com o Parque Nacional Aparados da Serra e da Serra Geral. Além disso, a concessionária também foi vencedora da licitação do Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor com mais diversidade, inclusão e cidadania.

Outras notícias

Ver Tudo

Controle sua privacidade

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação,

Política de Privacidade - Termos de Uso

Gerenciar Permissões