São Paulo, julho de 2024
Urbia antecipa entrega da Praça Burle Marx e reforma é concluída em junho de 2024 no Parque Ibirapuera
A Praça Burle Marx, localizada próxima ao portão 7 do Parque Ibirapuera, é um dos espaços mais queridos pelos visitantes e utilizada seja para o descanso, ou para práticas esportivas como o Yoga e treinamentos funcionais. O local, que é um dos atrativos mais belos do parque, conserva uma grande diversidade botânica e passou por um processo de revitalização. As obras, realizadas pela Urbia, gestora do parque, constam no contrato de concessão do Ibirapuera e foram concluídas quase um ano antes do tempo acordado com o poder concedente. A reforma, estava prevista inicialmente para 2025, mas foi entregue em junho de 2024.
A praça é repleta de jardins. O paisagismo foi projetado por Roberto Burle Marx, principal referência da área no Brasil e considerado um dos principais paisagistas do mundo no século XX. Ele dá nome ao local que faz margem ao Viveiro Manequinho Lopes e compõe, também, o espaço da Serraria. O design é marcado por um diálogo entre a botânica e a modernidade urbana, propõe uma relação de continuidade entre os sistemas naturais e estéticos. O ambiente proporciona tranquilidade e conforto ao visitante e é muito utilizado pelos frequentadores para a contemplação e conexão com a natureza. Um grande pergolado que abraça os jardins, em breve, com o crescimento de plantas, oferecerá sombra para quem quiser repousar. Também foram instalados diversos bancos sob as árvores.
Entre as benfeitorias promovidas, destacam-se, também, a substituição do piso, que agora permite a permeabilidade, mantêm as configurações do desenho e preservam as áreas verdes existentes. Também foram feitas melhorias no sistema hidráulico, nas redes elétricas e de fibras ópticas, viabilizando a instalação, futura, de novos atrativos como pontos de alimentação e bebidas, além de um vestiário.
Bosque da Leitura
A Urbia também requalificou o Bosque da Leitura, situado na Praça Burle Marx. O espaço, que conta com um acervo repleto de livros de gêneros variados, é uma opção cultural alternativa para os frequentadores que buscam áreas verdes agradáveis para praticar o hábito da leitura. Vale ressaltar que, mesmo tendo sido reformado pela Urbia, o Bosque da Leitura segue sendo administrado pela Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo.
Sobre a Urbia
Criada em 2019, a Urbia Parques é uma concessionária de gestão de parques urbanos e naturais, com o propósito de contribuir com o desenvolvimento humano e proporcionar lazer, entretenimento e cultura juntos à natureza. Na cidade de São Paulo, os contemplados são os parques: Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado. A Urbia atua ainda nos parques Horto Florestal e Parque Estadual da Cantareira, na região metropolitana de São Paulo e no Sul do Brasil com o Parque Nacional Aparados da Serra e da Serra Geral. Além disso, a concessionária também foi vencedora da licitação do Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor com mais diversidade, inclusão e cidadania.
Outras notícias
Ver TudoControle sua privacidade
Nosso site usa cookies para melhorar a navegação,
Política de Privacidade - Termos de Uso