São Paulo, julho de 2024
Urbia antecipa entrega da Praça Burle Marx e reforma é concluída em junho de 2024 no Parque Ibirapuera
A Praça Burle Marx, localizada próxima ao portão 7 do Parque Ibirapuera, é um dos espaços mais queridos pelos visitantes e utilizada seja para o descanso, ou para práticas esportivas como o Yoga e treinamentos funcionais. O local, que é um dos atrativos mais belos do parque, conserva uma grande diversidade botânica e passou por um processo de revitalização. As obras, realizadas pela Urbia, gestora do parque, constam no contrato de concessão do Ibirapuera e foram concluídas quase um ano antes do tempo acordado com o poder concedente. A reforma, estava prevista inicialmente para 2025, mas foi entregue em junho de 2024.
A praça é repleta de jardins. O paisagismo foi projetado por Roberto Burle Marx, principal referência da área no Brasil e considerado um dos principais paisagistas do mundo no século XX. Ele dá nome ao local que faz margem ao Viveiro Manequinho Lopes e compõe, também, o espaço da Serraria. O design é marcado por um diálogo entre a botânica e a modernidade urbana, propõe uma relação de continuidade entre os sistemas naturais e estéticos. O ambiente proporciona tranquilidade e conforto ao visitante e é muito utilizado pelos frequentadores para a contemplação e conexão com a natureza. Um grande pergolado que abraça os jardins, em breve, com o crescimento de plantas, oferecerá sombra para quem quiser repousar. Também foram instalados diversos bancos sob as árvores.
Entre as benfeitorias promovidas, destacam-se, também, a substituição do piso, que agora permite a permeabilidade, mantêm as configurações do desenho e preservam as áreas verdes existentes. Também foram feitas melhorias no sistema hidráulico, nas redes elétricas e de fibras ópticas, viabilizando a instalação, futura, de novos atrativos como pontos de alimentação e bebidas, além de um vestiário.
Bosque da Leitura
A Urbia também requalificou o Bosque da Leitura, situado na Praça Burle Marx. O espaço, que conta com um acervo repleto de livros de gêneros variados, é uma opção cultural alternativa para os frequentadores que buscam áreas verdes agradáveis para praticar o hábito da leitura. Vale ressaltar que, mesmo tendo sido reformado pela Urbia, o Bosque da Leitura segue sendo administrado pela Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo.
Sobre a Urbia
Criada em 2019, a Urbia Parques é uma concessionária de gestão de parques urbanos e naturais, com o propósito de contribuir com o desenvolvimento humano e proporcionar lazer, entretenimento e cultura juntos à natureza. Na cidade de São Paulo, os contemplados são os parques: Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado. A Urbia atua ainda nos parques Horto Florestal e Parque Estadual da Cantareira, na região metropolitana de São Paulo e no Sul do Brasil com o Parque Nacional Aparados da Serra e da Serra Geral. Além disso, a concessionária também foi vencedora da licitação do Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor com mais diversidade, inclusão e cidadania.
Outras notícias
Ver TudoEscola de Música do Parque Ibirapuera homenageia Djavan no Planetário
Leia Mais
Ícone do esporte, tenista Fernando Meligeni joga tênis com visitantes do Parque Ibirapuera em clínicas promovidas pela Renault
Leia Mais
Horto Florestal participa de campanha da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição que alerta sobre importância do consumo de frutas
Leia Mais
Controle sua privacidade
Nosso site usa cookies para melhorar a navegação,
Política de Privacidade - Termos de Uso