Cantareira
Floresta Cantareira
Seus 7.900 hectares são formados por remanescentes de Mata Atlântica. Reúne exuberante fauna com 388 classes de vertebrados e 478 de invertebrados e flora com espécies de cabuçus, jequitibás, juçaras, cedros, xaxins e bromélias.
Inaugurado em 1962 e localizado ao lado do Horto Florestal, o Parque da Cantareira possui uma das maiores áreas de mata tropical nativa do mundo - situada em uma região metropolitana. Todo o complexo abriga os municípios de São Paulo, Guarulhos, Mairiporã e Caieiras. Seus 7.900 hectares são formados por remanescentes de Mata Atlântica.
Em 1994, foi declarado parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo pela UNESCO. Reúne exuberante fauna com 388 classes de vertebrados e 478 de invertebrados e flora com espécies de cabuçus, jequitibás, juçaras, cedros, xaxins e bromélias. Além de outras ameaçadas de extinção, como a imbuia, a canela-preta e a canela-sassafrás. Tudo isso, faz com que o Parque da Cantareira seja considerado uma das maiores florestas urbanas do mundo, possuindo em seu entorno alta densidade demográfica.
Pedra Grande
Este foi a primeira área de visitação do Parque a ser aberto ao público, em 1989. Seu grande destaque é a Pedra Grande, um afloramento rochoso de granito, mirante natural com aproximadamente 1.010 m de altitude, que possibilita a vista panorâmica de parte da cidade de São Paulo. Pode-se chegar ao mirante por meio de dois acessos: pela Trilha da Pedra Grande, a partir da entrada do núcleo, e pela Trilha da Suçuarana, a partir do núcleo Águas Claras. O Museu da Pedra Grande é outro atrativo, complementar à Pedra Grande. Foi inaugurado em 1971 e abriga uma maquete do parque de 1937.
Atrações
O Parque Estadual da Cantareira é a natureza na sua forma mais potente. E opções de lazer não faltam. São 14 trilhas de caminhada, incluindo a trilha da Pedra Grande, a de Mountain Bike, a da Cachoeira, da Jaguatirica, entre outras. Uma ciclorrota: cicloturismo na Pedra Grande, além de lago, represa, mirante, cachoeira, museu e viveiro de mudas nativas. Quem desejar informações de rotas e passeios, pode seguir para o Centro de Visitantes localizado próximo a base de entrada e fiscalização do Parque.
Concessão
A GESTÃO DO PARQUE DA CANTAREIRA É DA URBIA
A Urbia Gestão de Parques é uma empresa que nasceu para valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos. Apoiada no desenvolvimento sustentável, com o objetivo de conectar pessoas por meio do lazer, entretenimento e cultura.
A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor com mais diversidade, inclusão e cidadania para proporcionar momentos de imersão e harmonia com a natureza. A sua missão se concentra em contribuir com o desenvolvimento humano e colaborar para o entendimento que a humanidade é parte e depende da natureza.
Em outras palavras, garantindo o acesso livre e a manutenção de sua identidade, os parques contemplados se tornarão verdadeiros pontos de convívio social, concentrados em conectar as pessoas através do lazer, entretenimento e cultura. O processo de concessão, teve como objetivo unificar a gestão, recuperar a infraestrutura, dar melhores condições de uso aos ambientes e equipamentos, ampliar e requalificar os serviços e reforçar a segurança para o público.
A concessão tem duração de 35 anos e inclui os Parques Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos, Lajeado. A Urbia atua, também, na gestão do Horto Florestal e Parque da Cantareira e nas áreas de visitação dos Cânions Fortaleza e Itaimbezinho, no sul do país.
Seja muito bem vindo!
Escolha suas áreas de visitação
Controle sua privacidade
Nosso site usa cookies para melhorar a navegação,
Política de Privacidade - Termos de Uso